Congresso
Franco-Brasileiro de

Direitos Fundamentais
e Igualdade

Homenagem à professora

JACQUELINE MORAND-DEVILLER

Apresentação

A Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o NUPED – Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano da PUCPR, a École de Droit – Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, o Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UniCuritiba, o IPDA – Instituto Paranaense de Direito Administrativo e o CASP – Centro Acadêmico Sobral Pinto apresentam o CONGRESSO FRANCO-BRASILEIRO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E IGUALDADE, realizado no marco do Universitas & Direito e da Semana Acadêmica do CASP.

Na oportunidade, será lançado o Convênio de Cooperação Científica entre a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e a PUCPR, em especial entre a École de Droit de la Sorbonne e a Escola de Direito da PUCPR, com previsão de intercâmbios de docentes e discentes de graduação, mestrado e doutorado e atividades conjuntas de investigação científica.

O evento será realizado em homenagem à Professora Jacqueline Morand-Deviller, Professora Emérita da Sorbonne, autora de numerosas e importantes obras na área do Direito Público, e grande responsável por uma integração amistosa entre juristas franceses e brasileiros, tendo possibilitado a celebração do convênio que ora se anuncia.

Foram convidados juristas franceses e brasileiros de grande destaque para debaterem temas relevantes envolvendo a questão dos direitos fundamentais e da igualdade em diferentes searas do Direito Público e do Direito Privado.

Seis palestrantes franceses e quinze palestrantes brasileiros dissertarão em conferências e paineis sob diversos vieses, tratando dos principais desafios dos direitos fundamentais e da igualdade na França e no Brasil a partir de uma perspectiva comparada.

O evento conta também com o apoio do CNPq, do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, da Le Mans Université, do NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR e da Editora Íthala.

As palestras ocorrerão na PUCPR e as apresentações de comunicados científicos no Unicuritiba, nos dias 4 e 5 de junho de 2018.

As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas por intermédio do link: https://goo.gl/kQRdKA

Os alunos da PUCPR, todavia, não deverão fazer suas inscrições nesta página e sim no site que será disponibilizado oportunamente pela PUCPR.

Além da assistência aos debates, estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicados científicos, para o concurso de artigos jurídicos e para o concurso de fotografias, cujos regulamentos já estão disponíveis e todos com premiação para os melhores trabalhos.

Sejam bem-vindos!

Coordenação Geral

Daniel Wunder Hachem (PUCPR)
Edgar Guimarães (IPDA)
Viviane Séllos-Knoerr (UNICURITIBA)

Universitas & Direito • Semana Acadêmica do CASP
Desenvolvido por ledz.com.br